O que fazemos quando temos um filme no computador que está dividido em dois ou mais pedaços (geralmente feita pra caber em CDs ou para baixar com mais tranqüilidade pela Internet para quem tem conexão mais lenta) ? Dependendo da quantidade de partes, chega a ser chato de assistir cada uma delas individualmente (abrindo uma por uma ou mesmo criando listas de execução - que tem o inconveniente da leve parada ao trocar de um arquivo para o outro).
A solução é juntar estas "partes" de filme, criando um arquivo único - e é esse o assunto abordado por este tutorial ! A maneira de se fazer isso é utilizar os chamados "joiners", que juntam os arquivos em um só sem necessidade de edição nem perda de qualidade.Os joiners mais famosos (e freeware) são o Peck's Power Join (para AVI) e o Camel's MPEGjoin (para MPEG);
Peck's Power Join:

Juntando alguns vídeos AVI/DivX.
Essa é a tela do Peck's Power Join. Repare que ela é bem simples e auto-explicativa: temos a parte onde selecionamos o local onde estão os vídeos que queremos juntar e temos a lista de arquivos no formato AVI disponíveis no diretório selecionado (pode-se configurá-lo para mostrar apenas determinados arquivos: digitando a*.avi, por exemplo, fará com que todos os vídeos existentes que comecem com a letra "A" sejam mostrados) e a lista dos arquivos que escolhemos para juntar. Também temos as informações tanto do arquivo final com os vídeos juntos (Joined Clip) quanto as informações de cada vídeo em separado (Selected Segment).
O botão da Lupa nos dá um preview do vídeo selecionado. O botão >> adiciona o vídeo selecionado a lista de vídeos para juntar, o botão CLEAR limpa a lista, o X tira um vídeo da lista de vídeos para juntar e os botões com setas pra cima e para baixo mudam a ordem dos vídeos. O botão Join! aciona a junção dos vídeos.

Opções simples.
As opções de configuração do programa são poucas e simples: apenas escolher o diretório padrão de procura de vídeos AVI, o diretório padrão para salvar os vídeos novos, padrão de exibição de arquivos (*.avi exibe todos os arquivos AVI do diretório selecionado), parar ou não o programa ao ocorrer um erro na junção dos vídeos (perda de frames/missing source frames), mostrar ou não avisos ao apagar os arquivos originais e limpar a lista de vídeos para juntar (Clear job) após uma junção perfeita.

Realizando a junção dos vídeos.
Camel's MPEGjoin:

Interface do Camel's MPEGjoin.
A tela do Camel's é ainda mais simples que a do Peck's: temos o slide para escolher o Chunk Size, o tamanho estimado do vídeo final criado, a lista dos vídeos selecionados para a junção e os botões para mudar a ordem dos vídeos (seta para cima e para baixo), adicionar vídeo a lista (Add), Remover vídeo da lista (Remove), limpar toda a lista (Clear), Juntar (Join) e sair do programa (Exit).

As mínimas opções existentes.
Como no Peck's, existem poucas opções: escolher diretório padrão para os arquivos de vídeo disponíveis (Source), diretório padrão para salvar os vídeos novos (Target), limpar a lista de vídeos para juntar (Clear Queued), confirmar ao apagar (Confirm Delete) e manter a escolha do Chunk Size.
A opção Chunk Size permite configurar o Camel's para a melhor performance em cada computador. Um valor alto permite junções mais rápidas em computadores mais potentes mas também diminui a performance em computadores mais fracos. O valor padrão funciona bem na maioria dos computadores - mas vale a pena você testar algumas opções para melhorar a performance no seu computador.

Realizando a junção dos vídeos.
Uma característica do Camel's MPEGjoin é o fato de que ele não impede que o usuário realize a junção de vídeos com resoluções e outras coisas diferentes - embora o resultado na maioria das vezes seja péssimo.
Infelizmente algumas vezes ocorrem problemas na junção dos vídeos (principalmente com AVI) com esses joiners: nestes casos existe a possibilidade de se utilizar programas de edição de vídeo para realizar essas junções. O mais indicado (também por ser relativamente simples de se usar para junção de vídeos) é o VirtualDub.
É extremamente simples a junção de vídeos AVI (infelizmente o VirtualDub só faz isso com AVI, por enquanto): execute o VirtualDub e carregue o primeiro vídeo. Após isso, clique em Video e marque a opção Direct stream copy.
Depois clique em Audio e marque a opção Souce audio. Marque também a opção Direct stream copy:
Por fim, comece a adicionar os outros vídeos (na ordem correta) clicando em File e depois em Append AVI segment.
Quando terminarmos de adicionar todos vídeos que queremos, clicamos novamente em File e depois em Save as AVI para salvar o novo vídeo.
Se o seu caso for juntar partes de arquivos
Como Juntar os Arquivos
Antes de mais nada você presisará do
WinRAR, Apos isso abra o arquivo
.part1 como mostrado na figura abaixo:

Apos abrir aparecerá da seguinte forma:
Aperte em “Extrair Para” escolha o local desejado e aperte em “OK”